quinta-feira, 13 de março de 2014

Hidroginástica

 
 
A hidroginástica como o próprio nome diz é um tipo de exercício praticado dentro da água que se popularizou muito e hoje em dia é muito procurada pelos benefícios que esta modalidade traz para o corpo e para a saúde. Este tipo de exercício surgiu na Alemanha para a possibilidade de pessoas da terceira idade terem uma forma de se exercitarem sem danos a saúde, por serem mais frágeis. Ela foi trazida para o Brasil na década de 80, para amenizar as lesões que osexercícios aeróbicos traziam para as pessoas.

hidroginasticaAlguns especialistas afirmam que a hidroginástica esta sendo cada vez mais procurada, pois os exercícios  realizados na água acabam sendo mais agradáveis, divertidos, mais estimulantes e eficazes. E isso ocorre porque na água os exercícios não são acompanhados de dores, transpiração e na maioria dos casos menos cansativos que os exercícios praticados fora da água.
Estes tipos de exercicios aquáticos são principalmente indicados para quem não é acostumado com exercícios e  para aqueles que tem pouco ou então nenhum condicionamento físico, também é indicado para todos os tipos de idades e para gestantes. A hidroginástica além de ser um exercício, melhora o stress do dia a dia, aliviando as tensões, massageia a musculatura e relaxa o corpo.
Os benefícios que a hidroginástica traz são:
  • melhora da postura;
  • melhora da respiração;
  • fortalece a massa muscular;
  • diminui o percentual de gordura;
  • melhora a flexibilidade das articulações.
hidroginastica2A pratica da hidroginástica não traz risco, mas para praticá-la é necessário passar por uma avaliação médica. Entre os benefícios que esta pratica na água traz é o impacto do corpo, que é diminuído em 90%.
Os exercícios aquáticos existem há muito tempo e mesmo que não exista conhecimento em natação ou ao menos saiba algo sobre nadar pode-se pratica-lo, pois a água só alcança até os ombros e não é necessário afundar a cabeça na água. A altura ideal da agua para a prática dos exercícios é entre 1,20 m e 1,25 m.
Alem dos exercícios praticados na hidroginástica, ela também ajuda no processo de cura, em casos de recuperação em algumas cirurgias, ou doenças dos ossos como a osteoporose, é também indicada para pessoas com problema na coluna. Ela também atua no fator psíquico por conta da sensação agradável.
Uma das curiosidades da hidroginástica é que ela é praticada em piscinas aquecidas, o que tornam os músculos mais elásticos, e com isso evitando danos a musculatura e aos ossos. A hidroginástica hoje traz os mesmo benefícios que um exercício aeróbico tradicional, uma corrida ou até mesmo uma natação. Porém apesar da hidroginástica trazer tantos benefícios e ser uma atividade de pouco risco devido ao baixo impacto que se tem na água, sempre se pede avaliações médicas antes de qualquer atividade física, além de fazer oaquecimento.
Referencias
http://cyberdiet.terra.com.br/cyberdiet/colunas/011108_fit_hidroginastica_agua.htm
http://www.sitemedico.com.br/sm/materias/index.php?mat=1252

sábado, 1 de março de 2014

Grandes blocos desfilam hoje no Rio

   28/02/2014 17h10
  • Rio de Janeiro
Akemi Nitahara - Repórter da Agência Brasil Edição: Stênio Ribeiro

Abre-Alas banner

Os orixás mandam seu axé para o carnaval de Rua do Rio de Janeiro, através do Bloco das Carmelitas, que desfila hoje (28), até as 19h, em Santa Teresa, com samba em homenagem às divindades do candomblé. Um dos blocos mais tradicionais da cidade, chega a reunir 10 mil foliões nas apertadas ladeiras do bairro.
No centro da cidade, saem o Bloco dos Aposentados (17h, na Rua Primeiro de Março), o Escorrega na Baba do Quiabo (18h, no Buraco do Lume, Rua Nilo Peçanha), o Molha o Pé das 8 (20h, na Rua Rodrigo Silva), e o Escorrega mas Não Cai (21h, também no Buraco do Lume).
Na zona sul, o Arpoador recebe o bloco Vem ni Mim Que Sou Facinha, com previsão de 30 mil foliões, a partir das 19h; o Bloco Virtual sai no Leme, também às 19h; a turma do Senta Que Eu Empurro abrilhanta o carnaval da Rua do Catete, a partir das 20h, e o bloco Rola Preguiçosa - Tarda mas Não Falha, às 20h, em Ipanema.
Na Tijuca, a Banda Cultural do Jiló anima a Rua Pinto de Figueiredo, a partir das 22h, com previsão de 2.500 pessoas. No Grajaú, tem Cata Latas do Grajaú, às 18h, na Praça Nobel, e a Turma dos 300, às 19h, na Praça Edmundo. E na Vila Isabel, o bloco Eu Sou Eu, Jacaré é Bicho D'água se concentra às 20h, na Rua Visconde de Abaeté.
Na zona norte, o Monarca do Irajá concentra a partir das 20h, na Estrada da Água Grande; o Boêmios do Méier sai às 19h, na Rua Constança Barbosa; e o Unidos do Chapadão batuca até as 22h, na Avenida dos Campeões, em Ramos.
A zona oeste tem o bloco Meia Dúzia de Gatos Pingados (19h, em Bangu), Geriatria e Pediatria (20h, em Campo Grande), Caldeirão do Coqueiro (21h, no Santíssimo), e em Pedra de Guaratiba desfilam o Bloco do Boi, Só Falta Você, às 18h; Boêmios do Catruz, também às 18h; e o Bloco das Piranhas do Jeffinho, às 20h.